terça-feira, 22 de dezembro de 2009

APLICAUMSOMAÊ



Puta que pariu! Foi isso o que eu disse quando descobri essa galera. Staff Benda Bilili é um grupo de Kinshasa, Congo. Quatro caras que possuem deficiências causadas pela Poliomielite e seus pupilos, moradores de rua nos arredores do zoológico da cidade, fazem um som único, difícil de definir, com uma beleza e qualidade tocantes.

Espécie de rumba,reggae,funk muito mais, misturam algo que foge aos estereótipos quando se pensa em música africana de tambores e batuques. Estereótipo é algo que realmente não lhes cabe e dizem: "Somos todos deficientes, não é ?".

Após serem descobertos por uma equipe de filmagem que produzia um documentário no Congo em 2004, a Benda Bilili gravou esse albúm que lhes apresento. Quase todo gravado ao vivo, perto do zoológico, onde fazem suas jam sessions. Hoje em dia são fenômeno na Europa e curtem o merecido sucesso.

Benda Bilili, em lingala (língua Banta falada no Congo), quer dizer "olhe além das aparências".

Pode olhar!


Download Parte 1

Download Parte 2


Olha esse vídeo deles. Demais! Destaque para Roger Landu, um menino de 17 anos, que faz uns solinhos incríveis, com instrumento de uma só corda, feito pelo próprio.




Matheus

2 comentários: