segunda-feira, 8 de março de 2010

DiadaMulher - Proposta 3 - Reflexão



Papo Sério - por Cida Falabella
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - 8 de Março
(retirado do blog www.solteirasedescoladas.blogspot.com)

Hoje o papo é sério mesmo, papo reto, porque é necessário.

Tem gente que pensa que é uma bobagem comemorar essa data: Dia internacional da mulher.

Que dia da mulher é todo dia. Não deixa de ser verdade, por que todos os dias estamos na luta, somos força cada vez mais expressiva de trabalho, super dedicadas em tudo que fazemos.

Pra nós, emancipadas, donas de nosso nariz, bem resolvidas na vida amorosa e profissional pode parecer uma coisa meio ultrapassada ganhar flores no trabalho, querendo nos adular e dizer: vocês são lindas, por isso hoje comemoramos seu dia. (Isso é uma bobagem mesmo, desejo de nos manter despolitizadas)

Mas pensem comigo: existem ainda hoje no século XXI, bem perto da gente, mulheres que apanham dos maridos, que sofrem discriminação, que ganham menos do que os homens exercendo a mesma função, que perdem os filhos pro tráfico, que são chefes de famílias numerosas, sem condições dignas. E meninas que engravidam aos 12 anos, que sofrem abuso sexual. Lista extensa que dá tristeza só de escrever.

E tantas que não podem exercer sua sexualidade livremente, que são vítimas da ditadura do corpo perfeito. E outras, milhares, que carregam a culpa do mundo em suas costas, apesar de todos os êxitos. (a gente um dia já não se sentiu assim?)

Uma nova onda de puritanismo é imposta ao corpo da mulher: tanta luta para queimar os sutiãs na praça pública e voltamos a usar espartilhos, pintamos os cabelos por que não podemos mostrar a idade que temos, temos que ser as ‘gostosas’ do pedaço e isso cansa!.
Só pra lembrar o início de tudo: no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.
Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
Tanto tempo depois o mundo ainda maltrata muito as mulheres.

O sistema patriarcal está ruindo sim, mas antes disso ainda fará muitas vítimas.

Pode não ser uma de nós, mas pode ser a nossa vizinha, conhecida. Ou uma mulher que você não vê, nos puteiros, na lavoura, nos aglomerados das grandes cidades. Tantas brasileiras. Ou uma mulher distante: turca, árabe, palestina, africana...

A Marcha Mundial das Mulheres, movimento que existe desde 2000 proclama: lutamos para que TODAS as mulheres sejam livres.

Enquanto isso não acontecer a luta continua, deve continuar. E a data tem a função política de nos lembrar a trajetória da emancipação feminina, que ainda não foi concretizada.

No seu dia a dia você luta por isso, além da, também essencial, libertação pessoal?

Até.

Nenhum comentário:

Postar um comentário