quarta-feira, 21 de abril de 2010

Festa de sexta: Museu Vivo no Mês da Abolição


Sexta, 23 de abril, a Casinha abre suas portas pro dendê do samba de roda, do tambor de crioula e outras manifestações da cultura afrobrasileira. Essa festa é a tradicional festa da Casinha que arrecada fundos para o evento Lapinha: Museu Vivo no Mês da Abolição, produzido por Mestre João e a Associação Cultural Eu Sou Angoleiro (ACESA).

A Casinha, como um dos braços de maré da ACESA, busca a força e o axé dos batuques e balanços vindos da África. Quem nunca viu, venha ver!



Entre os dias 28 e 30 de maio acontecerá a sétima edição do Encontro de Cultura de Raiz “LAPINHA – Museu Vivo no mês da Abolição”, no município de Lagoa Santa, região metropolitana de BH. O evento envolve mais de 300 agentes culturais da região, com um público de mais de 1,5 mil pessoas por edição. Ele foi criado para promover para a população local o acesso à uma programação diversificada de cultura de raiz. Durante os três dias do encontro, crianças e jovens de escolas públicas, e a população em geral, terão aulas de capoeira angola, teatro, percussão, dança afro e educação ambiental.
Além do contato com a Capoeira Angola e a Dança Afro, um dos destaques desse ano é a valorização da tradição oral e das trocas de saberes entre os MESTRES POPULARES LOCAIS, como o contato com os participantes do Reinado de Congo de Nossa Senhora do Rosário (da Lapinha) e o divertido e tradicional Boi da Manta, que mexe com toda a criançada. Outro destaque está para “Mostra FórumDoc.MG: 3ª mostra itinerante do filme documentário e etnográfico”, com os mais expressivos filmes produzidos sobre a temática indígena e negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário