terça-feira, 24 de maio de 2011

Oficina Tambor de Crioula com Mestre Amaral



Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de maio, acontece a oficina de tambor de crioula com Mestre Amaral na Casinha.

Mestre Amaral faz parte de uma família de coreiros e coreiras, sendo sobrinho de mestre Felipe de Sibá, de São Vicente de Ferres, Maranhão. Ele já participou de vários grupos de tambor em São Luís e no interior e, atualmente, desenvolve um trabalho com seu grupo, Grupo de Tambor de Crioula do Mestre Amaral.

Ele estará em Belo Horizonte dos dias 20 de maio a dia 10 de junho, realizando oficinas de tambor direcionadas, principalmente, àqueles que têm interesse em aprender o toque do tambor de crioula.

Para quem quer aprender mais sobre essa manifestação da cultura popular que foi considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro, compareça!!!!

Tambor de Crioula

O Tambor de Crioula faz parte de uma das brincadeiras tradicionais da cultura popular maranhense. É uma manifestação que possui aspectos da religiosidade popular, de forma que, em todas as festas está presente São Benedito, nas toadas, num altar preparado próximo ao local da brincadeira ou até mesmo participando da dança, carregado por uma brincante. No início, era mais um aprendizado de luta do que uma dança, praticado somente pelos homens. Com o tempo, as mulheres, chamadas decoreiras, passam a dançar e os homens, os coreiros, a tocar e cantar. Atualmente, no Maranhão existem vários grupos que fazem Tambor de Crioula, para os quais a brincadeira se constitui como uma forma de coesão comunitária, uma oportunidade de se relacionar com amigos. Esses grupos organizados também se apresentam em espetáculos turísticos, na intenção de divulgar a cultura local.

Oficina

Quando: 24 e 25 de maio, de 20hs às 22hs

Onde: Casinha. Rua Juiz de Fora, nº114, Bairro Barro Preto

Oficineiro: Mestre Amaral

Custo: R$50,00

"Eu só chego de manhã, eu só chego de manhã. Quando eu vou tocar tambor, eu só chego de manhã"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário