terça-feira, 19 de outubro de 2010

Encontro necessário

Depois de algumas tentativas frustradas de escrever algo sobre esse Encontro para o blog da Casinha, resolvi adotar o Ctrl C Ctrl V mesmo. Afinal, ninguém melhor que a própria organização do evento para explicar seu espírito e importância. Algumas atividades já começaram, mas ainda dá pra aproveitar muita coisa bacana até domingo.

América Latina: Um Encontro Necessário

“América Latina es un vasto campo de batalla y nuestro ENCUENTRO NECESARIO es hecho un pequeño sol colorido donde brillan las palabras: viva la unidad de los pueblos latinoamericanos”.

Qual o sentimento em se dizer latino-americano? Historicamente, nosso continente foi submetido a interesses político-econômicos, que desvirtuaram em cada nação o sentimento continental. Homens como Simón Bolivar e Che Guevara dedicaram suas vidas ao sonho de uma América Latina unida. Hoje temos nações mais soberanas, a palavra do colonizador já não pesa e podemos decidir nosso caminho. Aproximarmo-nos desse sonho.

Como vencer o distanciamento histórico e provocar a aproximação entre os povos do continente, vencendo fronteiras e bandeiras?

A resposta pode ser encontrada na arte, compreendida como meio de aproximação e interação entre pessoas. A aproximação entre os povos latinos se torna possível quando compreendemos as manifestações sócio-culturais e respeitarmos essa pluralidade.

O meio ambiente também é destaque nas atividades do Encontro. Principalmente porque a Amazônia, maior floresta do mundo, se estende por nove países latino-americanos e demanda uma preocupação conjunta. Para esse objetivo as oficinas são orientadas por aspectos de ecologia sustentável.

Com esse objetivo, a cidade de Pedro Leopoldo será palco de um grande intercambio político-cultural entre 9 países latino-americanos. De 25 de setembro a 24 de outubro a cidade localizada a 30 quilômetros de Belo Horizonte (MG), recebe parte da diversidade cultural latina, reunindo música, cinema, fotografia, oficinas e debates durante o “AMÉRICA LATINA: UM ENCONTRO NECESSÁRIO”.

Fonte: encontronecessario.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário