quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Gorduras Saturadas!


Em setembro de 2010, a orquestra de percussão “Frito na Hora” segue suas apresentações na ‘Série Gorduras Saturadas’. Iniciado com a participação de Kiko Klaus, em junho/2010, quando se apresentou no Palácio das Artes, na Sala João Ceschiatti, o “Frito”, continua a sequência convidando importantes nomes da cena musical belo-horizontina. Titane, Lenis Rino e Kristoff Silva estão entre os mais que especiais ingredientes dessa série para lá de crocante.

As apresentações acontecem no Espaço Trampulim Cultural, no Jardim América, sede do grupo. O E.T. Cultural fica na Rua Professor Tavares Paes, 106.

Todos os espetáculos são aos sábados começando pelo dia 18 de setembro, com a ilustre cantora Titane.

A pesquisa “Frito na Hora” tem sido viabilizada por meio do Fundo Municipal da Fundação Municipal de Cultura de Minas Gerais.

Datas confirmadas:
18/09 FNH convida Titane, Silvia Gomes, MC Matéria Prima e Ravel
23/10 FNH convida Lenis Rino

SOBRE O FRITO NA HORA

“Frito na Hora” é uma orquestra de percussão que trabalha a improvisação de músicos instrumentistas dirigida ao vivo e em tempo real pela musicista e idealizadora do projeto, Milagros Vazquez.

A peculiaridade da regência do “Frito na Hora” se encontra na utilização de um sistema universal de senhas que, através das mãos e do corpo, coordena o transcurso da improvisação musical brincando, ainda, com a quebra de compassos, subdivisões e modulações rítmicas. Sua fonte inspiradora está baseada nos métodos artísticos “Soundpainting”, de Walter Thompson, e “La Bomba de Tiempo”, de Santiago Vazquez.

As músicas, criadas coletivamente, são resultado da linguagem musical de cada musicista, do diálogo e do gestual dos mesmos e da regente. A interação do coletivo com o público - momento e clima - assim como a exploração de ritmos tradicionais ou inventados, e do tempo, gera reações onde nascem novos ciclos musicais de composições fortes e dançantes promovendo experiências musicais únicas e imprevisíveis.

Por ter como característica a improvisação, o conjunto de elementos - clima, momento, espaço e público – tem grande importância no processo criativo que resulta na construção das músicas e, consequentemente, no desenvolvimento da linguagem musical e cênica do espetáculo.

Além da base instrumental, o “Frito” trabalha também o conjunto vocal, o gestual e a expressão corporal, explorando, concomitantemente, todas as possibilidades da percussão.

Sua formação atual conta com 19 integrantes: Adriana Morales, AnaLu, Alcione Alves, Bruno ‘Titio’, Clayton Santos, Daylon Gomide, Fábio Feriado, Francisco Cereno, Isabela Leite, Juliana Floriano, Marcos Nascimento, Milagros Vazquez, Nara Torres, PG Rocha, Poliana Tuchia, Rafael Nunes, Rafael Protzner, Sandra Auharek e Tiago Mafra.

Página do grupo: myspace.com/fritonahora

Um comentário:

  1. Gente, Parabéns pra galera que faz o blog da casinha. Vcs divulgam muita coisa bacana que acontece em BH. Eu quase nunca posso ir, porque atualmente moro em Curitiba, mas fico com muita vontade. Gostaria tb fazer uma sugestão. Seria legal que vcs criassem um perfil no facebook. Às vezes fico afim de compartilhar o que vejo aqui com outras pessoas, e por lá fica mais fácil.
    valeu e até mais.

    ResponderExcluir