quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Músicas de lá - Banan Kalo

Encarnando o papel de correspondente internacional do blog da Casinha, este é o primeiro de uma pequena série de posts baseados em experiências musicais d'além mar que pretendo compartilhar por aqui.

O vídeo abaixo foi gravado no bairro de Gràcia, em Barcelona, na casa de um dos músicos do grupo Banan Kalo. Fui parar ali na base da cara de pau mesmo. Depois de assistir a um show no Electric Bar, muito bom por sinal, fui procurá-los com a intenção mesmo de bater um papo. Na manhã seguinte lá estava eu no ensaio da banda. Uma experiência e tanto.

Diaboura Diakite, quem aparece cantando e tocando kamale ngoni, é do Mali e me contou que o repertório do grupo é composto de canções tradicionais de seu país e canções próprias, mas que não deixam de se inspirar na musicalidade da sua terra natal. A cabaça e o Bolon, que aparecem no vídeo, são instrumentos tradicionais e muito presentes na música mandinga. Entre os integrantes, gente da Itália, Catalunha, Burkina Faso, Mali e Senegal. Tentei contato por email em busca de mais informações a respeito do grupo e de suas músicas mas ainda não me responderam... De qualquer forma, deixo registrado meu agradecimento a todos do grupo pela receptividade!

Semana que vem tem mais. Próxima parada... Manresa (Espanha).

Aquele abraço


Nenhum comentário:

Postar um comentário