quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Candombe da Lapinha

Há alguns meses o coletivo casinha esteve presente em massa no encontro de capoeira angola organizado pela Associação cultural Eu Sou Angoleiro. Pode-se dizer que o grupo de capoeira da casinha é um braço dessa associação, já que tem à frente o Ilustríssimo Sr. Mumu, treinel do Mestre João. A gente se sentiu em casa nesse evento que fez jus ao nome "Lapinha museu vivo no mês da abolição". Digo isso porque quem esteve lá realmente se sentiu em um museu de cultura popular e pôde apreciar manifestações autênticas da cultura negra e mineira.

Neste ambiente inspirador, a equipe jornalística da casinha deitou e rolou em meio aos encontros que aconteciam a todo momento envolvendo mestres, alunos, percussionistas, cantadores, gringos e tudo quanto é gente. Foi aí que a gente teve contato com essa galera muito especial, que já foi introduzida aqui no blog há algum tempo pelo nosso parceiro Luis Gabriel, que fez uma postagem com os áudios que captou no dia. Agora então nós postamos as imagens feitas com os Candomberos da Lapinha de lagoa Santa.

O Candombe é uma manifestação religiosa mineira encontrada nas cidades do interior do estado. Os devotos de Nossa Senhora do Rosário cantam e tocam em louvor à Santa protetora dos negros. Aqueles que curtirem o vídeo abaixo devem procurar essa galera em Lagoa Santa, os tiozinhos são muito receptivos e assistir a um ritual destes ao vivo é outra história.... Então, com vocês, os “negrinhos de Nossa Senhora do Rosário”:

PS: Visualizem o vídeo em uma nova janela. Está no formato 16:9




2 comentários: