terça-feira, 29 de setembro de 2009

FESTIVAL OUTRO ROCK!



OUTRO ANO, OUTRA PRAÇA E O ROCK DE BELO HORIZONTE ESTÁ DE VOLTA


Festival Outrorock 2009 acontece dias 3 e 4 de outubro, com 16 shows gratuitos na praça da Savassi; bandas unidas esperam entrar para o calendário oficial da cidade

Belo Horizonte é rock. As bandas da cidade que, no ano passado, arregaçaram as mangas para produzir um grande festival gratuito, em praça pública, repetem a dose nos próximos dias 3 e 4 de outubro, sábado e domingo. O Outrorock 2009, totalmente organizado pelos próprios artistas e com apoio da Prefeitura Municipal de BH acontece na Praça da Savassi, a partir das 13h, com 16 shows representando todas as vertentes roqueiras. O evento espera reunir, mais uma vez, milhares de pessoas e ainda contemplará uma edição da Feira do Vinil da associação Discoteca Pública, uma feira de moda, uma feira de música independente, DJs de vários estilos e será transmitido ao vivo pela internet (www.myspace.com/outrorock). O Outrorock tem patrocínio da Belotur - Companhia Municipal de Turismo, co-produção do Coletivo Pegada e apoio da ONG Favela é Isso Aí.

PROGRAMAÇÃO
Entre os shows do Outrorock 2009 estão artistas de destaque dentro e fora de BH nos últimos anos. A mescla de estilos e gerações permite reunir uma seleção que vai do “indie clube da esquina” do Transmissor ao rock cru do veterano César Maurício (ex – Virna Lisi e Radar Tantã). Do hip hop com guitarras do Julgamento ao experimentalismo do Graveola e o Lixo Polifônico. Do folk dos Dead Lover’s Twisted Heart à poesia do Carolina Diz, que faz seu show de despedida no Outrorock 2009.

SÁBADO 3/10 – A PARTIR DAS 13H
Monno
Dead Lover’s Twisted Heart
Pelos de Cachorro
Junkie Dogs
Cinza
Enne
Radiotape
Cães do Cerrado

DOMINGO 4/10 – A PARTIR DAS 13H
Transmissor
Graveola e o Lixo Polifônico
Carolina Diz
The Folsoms
César Maurício
Julgamento
Cinco Rios
Aldan

*O Outrorock ainda conta com os DJs: Cris Foxcat, JJbz, Mi Simpatia, Amplis, Bossi e Vatos

OUTROROCK
O rock mineiro é referência desde os experimentalismos do Clube da Esquina, passando pelo heavy metal da década de 80, pelo pop rock dos anos 90 e por acontecimentos históricos como a realização do BHRIF (BH Rock Independent Festival), em 1994 na Praça da Estação. A capital de Minas Gerais é a sexta cidade mais populosa do Brasil segundo o último censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os quase dois milhões e quinhentos mil belo-horizontinos, é tarefa fácil encontrar aqueles que tenham sua banda. Cada esquina, cada bairro, cada favela da cidade tem seus muitos roqueiros e suas guitarras, baterias, microfones, sopros, percussão e sintetizadores.

Em 2008, os artistas de rock da cidade juntaram forças para, simultaneamente, resgatar todo esse histórico e criar um evento capaz de promover a produção contemporânea da música independente mineira, uma das mais elogiadas e celebradas em todo país e no exterior. Trabalhando coletivamente em todas as etapas de produção, realizaram o Outrorock, que reuniu mais de 4 mil pessoas em dois dias música na Praça Floriano Peixoto. Em 2009, o Outrorock chega à Praça da Savassi após uma longa interlocução com a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a Belotur – Companhia Municipal de Turismo, que resolveram apostar ainda mais no rock como patrimônio imaterial da cidade de Belo Horizonte. Defendendo a representação da nova cena e dos laços históricos da capital mineira com a música, os artistas agora buscam diálogo, junto ao poder público, para incluir o evento no calendário oficial do município, junto a outros como o FIT (Festival Internacional de Teatro) e o Arraial de Belô.

PRAÇA DA SAVASSI
Instalado no quarteirão fechado da rua Antônio de Albuquerque – entre Alagoas e Cristóvão Colombo, o Outrorock 2009 legitima a identidade rock da região da Savassi que, desde a década de 80, é um pólo de encontro da juventude, da circulação de bens culturais e de entretenimento. O festival começa às 13h e promete contribuir, ainda mais, para o charme da região com música, convivência e a participação de um grande público de todas as idades e partes de Belo Horizonte.

FEIRA DO VINIL DA DISCOTECA PÚBLICA
O Outrorock 2009 abrigará a próxima edição da “Feira do Vinil e CDs Independentes” promovida pela associação “Discoteca Pública” e que acontece de dois em dois meses com a presença de várias lojas especializadas, colecionadores e apreciadores em geral para compra, venda e troca de LPs. A Discoteca Pública tem como meta e objetivo o resgate da Música Popular Brasileira através dos antigos discos de vinil, recuperando os movimentos musicais-culturais que mexeram com a estrutura sócio-politica do país como a Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicália e Clube da Esquina.

COLETIVO PEGADA
Parceiro da edição 2009 do Outrorock, o Coletivo Pegada reúne agitadores, músicos, jornalistas, designers e produtores de Belo Horizonte, com o objetivo de fortalecer a cena alternativa da capital mineira, bem como fomentar o crescimento e melhorar a produção musical independente. Formado durante o segundo semestre de 2008, vem se firmando, através de muita vontade e dedicação de seus membros, como uma entidade formal e legítima de representação do cenário independente em Belo Horizonte.

ONG FAVELA É ISSO AÍ
Entendendo que o rock de Belo Horizonte não está somente no asfalto ou na região central da cidade, a ONG Favela é Isso Aí junta forças ao festival Outrorock 2009. A organização surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura da periferia. A ONG tem também o intuito de contribuir para a redução da discriminação em relação aos moradores de vilas e favelas, promover geração de renda para as artistas, ajudar a prevenir e minimizar a violência, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.


SERVIÇO:

OUTROROCK 2009
16 Shows, Feira do Vinil, Feira de Moda e Música Independente
.. 3 e 4 de outubro (sábado e domingo)
Horário: 13h
Local: Praça da Savassi (Antônio de Albuquerque, entre Alagoas e
Cristóvão Colombo)
Entrada: Franca
Informações: www.myspace.com/outrorock

aí galera,
simbora nessa!

abraço,

luiz gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário