terça-feira, 1 de setembro de 2009

APLICAUMSOMAÊ


Inauguro minha participação na coluna APLICAUMSOMAÊ com uma banda que me foi apresentada quando estive na Espanha, em 2004. Seguramente, a melhor coisa que ouvi pelas bandas de lá. Infelizmente só ouvi mesmo, não tive oportunidade de vê-los em ação. "Barí" (2002) é o segundo disco do Ojos de Brujo, antes dele veio "Vengue" (1999), e depois vieram "Techarí" (2006) e o mais recente, "Aocaná" (2009). Os nomes que dão título aos álbuns vêm de uma das maiores influências do grupo, los gitanos.

As várias vertentes do Flamenco (como a Bulería e a Rumba catalã) dão base pra uma mistura muito rica entre elementos tradicionais e contemporâneos, entre a música cigana e a música eletrônica, por exemplo. A combinação de ritmos, instrumentos e influências produz um resultado diferente e, ao mesmo tempo, familiar aos nossos ouvidos acostumados com a qualidade e riqueza da música brasileira. Espero que gostem!

Clique AQUI para baixar o cd


Os caras exploram muito a identidade visual da banda. Vale a pena conferir o site de um artista muito bom que trabalha com eles, "El niño de las pinturas":


Gustavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário