quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cineclube na Casinha - Bamako (2006)

O Coletivo Casinha em parceria com o Cineclube Subterrâneos orgulhosamente apresenta:



Um processo se desenvolve num tribunal na capital do Mali. De um lado, o Mali ataca o Banco Mundial e a situação de endividamento exploratória na qual este o mantém. Do outro, o Banco Mundial se defende, promete emprestar mais dinheiro e não se parece falar a mesma língua. Não se fala a mesma língua.

As testemunhas são os Malineses, que proferem seus discursos sobre o que vêem da situação. Líderes locais e pessoas comuns. O filme dá a ver a situação de pontos de vistas diversos. O macro da relação política internacional é discutido em meio ao micro, da sobrevivência daqueles de quem vemos o cotidiano.

O tribunal é armado na área interna de uma casa na qual a vida cotidiana de algumas famílias ocorre. O cotidiano atravessa a cena. Os discusos dos advogados, juiz e testemunhas entrecortados pelas conversas dos habitantes da casa, pelas mulheres que lavam as roupas, pelas histórias particulares, por um casamento. Um atravessamento preciso em que a coesão dos argumentos se desenvolve também no discurso do filme frente à situação em pauta no tribunal.

O mauritanês Abderrahmane Sissako estudou cinema em Moscou e ficou conhecido internacionalmente por filmes rodados na África, como Vida Sobre a Terra (1998) e Heremakono - À Espera da Felicidade (2002). Bamako fez parte da seleção oficial de Cannes, sendo exibido fora da mostra competitiva.


* "Bamako" (Idem, Mali/França/EUA, 2006). 115 min. Direção: Abderrahmane Sissako. Com: Aïssa Maïga,Tiécoura Traoré, Maimouna Hélène Diarra, Danny Glover e Balla Habib Dembélé
Total: 1h55 min


Na Casinha, rua Juiz de Fora, 114.

Domingo, às 18:00.


Assista ao trailer do filme:

2 comentários:

  1. teve bom demais. Longa vida ao ceneclube casinha!

    ResponderExcluir
  2. Filmasso!!
    Que venham mais sessões, acompanhadas de resenhas e jogatinas.

    ResponderExcluir