quarta-feira, 5 de agosto de 2009

OFICINA DE TAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO



É com muita satisfação que o Coletivo Cultural Casinha anuncia a mais nova oficina que será oferecida no espaço: TAMBOR DE CRIOULA. O percussinista maranhense Paulo Lobato estará semanalmente na Casinha ensinando a música, a dança e os fundamentos de tal manifestação cultural.


A oficina acontecerá todas as sextas feiras as 20:30, a partir do dia 14/08, na Casinha (juiz de fora, 114, Barro Preto).


será cobrado R$ 20,00 por oficina, ou R$80,00 por mês.



A baixo uma breve explicação sobre tal manifestação:


"Tambor de Crioula, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro em agosto de 2007, é uma brincadeira genuínamente maranhense movida a canto, toque percussivo, dança de mulheres em que se dá a punga ou umbigada... O Tambor de Crioula tem sua religiosidade evidenciada em devoção à São Benedito (santo preto), seu padroeiro."


"Diz-se por essas bandas do norte que é afinado a fogo, tocado a murro e dançado a coice e muitas vezes a coito!"


"Coreira chega pra roda


Eu sou seu escravo


São Binidito chamou


Eu sou seu escravo



Dá rodada no terreiro


Eu sou seu escravo


São Bibidito mandou


Eu sei que'eu me salvo"


Esperamos todos lá!


São Binidito nos acompanhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário