quarta-feira, 19 de agosto de 2009



Subterrâneos na Casinha


Cinema Africano - Abderrahmane Sissako


23/08/2009 – "Heremakono - À Espera da Felicidade", de Abderrahmane Sissako

Em Nouadhibou, aldeia de pescadores no litoral mauritano entre o Saara e o Atlântico, Abdallah, um jovem malinês de 17 anos, visita a mãe antes de partir para a Europa. Neste lugar de exílios e de falsas esperanças, o jovem, que não entende a língua, tenta decodificar o universo à sua volta. Nana, uma jovem sensual, Makan, que sonha com a Europa, Maata, um antigo pescador e agora eletricista, e seu discípulo Khatra, que vai ajudá-lo a sair de seu isolamento ensinando-lhe o dialeto local. Os destinos se encontram e se desencontram ao longo dos dias, os olhares fixos no horizonte aguardam uma incerta felicidade. O filme ganhou o Prêmio da Crítica Internacional na seção Un Certain Regard do festival de Cannes de 2002, além do prêmio de melhor direção de arte em 2003 na Fespaco, principal festival de cinema Pan-Africano.

Heremakono, o segundo filme de Abderrahmane Sissako a ser exibido na Casinha é gravado na cidade em que o próprio autor parou antes de seguir para Moscou, onde estudou cinema.

  • "Heremakono" (Idem, Mauritânia/França, 2002). 95 min. Direção: Abderrahmane Sissako. Com: Khatra Ould Abder Kader, Maata Ould Mohamed Abeid,Mohamed Mahmoud Ould Mohamed, Nana Diakité, Fatimetou Mint Ahmeda, Makanfing Dabo e Santha Leng

Total: 1h35 min


Na Casinha, rua Juiz de Fora, 114.

Domingo, às 18:00.


Trecho do Filme:


Um comentário:

  1. Galera, meu cabo RCA num tá muito confiável não. Alguém pode levar mais um só mesmo pra garantir?

    ResponderExcluir