quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Gripe suína?




Aí moçada,
Eis o famigerado documentário argentino que tem rodado pelos emails da galera.
Assisti e achei que faz mesmo todo o sentido... Claro que não precisa ser encarado como "a verdade sobre a gripe suína", porque aí vira um maniqueísmo tão imbecil quanto a paranóia do contágio.
Mas fiquei pensando que o rancinho sensacionalista-videoshow que o cara tem na linguagem (alla filmes do Michael Moore, Surplus e toda uma ala de doc-denúncia-publicitário que tem bombado nos ultimamentes) chega a ficar perdoável pela nobreza da causa, e pela contundência da eficácia comunicativa. Afinal, olha onde estamos assistindo ele: no youtube.
E aí, que acham? Bom assunto pra debater com a ala cinefílica da casinha.
Abraço,

Luiz Gabriel

PS: tirei o video e pus uma foto com o link pq ele tava estragando o layout do blog. clique na imagem para ver o video no youtube. bene

2 comentários:

  1. VElho, muito bom o filme.
    Esclarecedor né!!??
    Até hoje não tinha entendido pq tanta midia pra algo que deve matar menos que dengue e outras tantas doenças, como diz o filme, que nem são faladas.
    Filhos da puta!!

    ResponderExcluir
  2. Pois então. Essa teoria da conspiração já circula há algum tempo, e os elementos que ela apresenta (Donald Rumsfeld, Roche, Gripe Aviária e as estatística) são muito atrativos e parecem fazer sentido suficiente pra concluirmos que tudo não passa de mais um esquema de já milionárias indústrias farmacêuticas querendo fazer mais dinheiro. Eu não penso que a mídia e nem o governo brasileiros estejam macomunados com indústrias farmacêuticas em um plano para aterrorizar e conquistar o mundo; acho que esse circo é mais fruto da ignorância dos governantes frente à uma nova doença, desamparados por uma mídia que se pauta por cifras e favorece o espetáculo no lugar da informação (eu mesmo contribuí para esse show passando dias atrás de pessoas mascaradas para fazer fotos para o jornal e presenciei editores mandando repórteres transformar receio em pânico). Conversei com alguns médicos e vi repórteres conversarem com vários e a preocupação com a gripe não é totalmente infundada; ela não vai dizimar populações - nem os argentinos? =( - mas, assim como a chata e velha gripe, pode matar e os números (aiaiaiuiuiui) indicam que o novo vírus está substituindo o antigo. Sendo ele um vírus surgido recentemente (fruto da ganância mega-indústrias alimentícias) é de se esperar que haja o medo, a ignorância e a vontade de freá-lo. O pânico é infundado, a mídia já não informa faz tempo, eu não tomo Tamiflu, espirra pro lado de lá e ressucitem o Michael Jackson que niguém mais vai ouvir falar de gripe suína. Nunca.

    ResponderExcluir